Ambiente

ImprimirEnviar a um Amigo

Panela de Escape


Uma manutenção deficiente pode provocar um desgaste prematuro

A linha de escape foi concebida para condicionar a libertação dos gases de combustão do motor e baixar a sua temperatura. Permite, por um lado, controlar o nível de ruído do veículo e, por outro, limitar as emissões de gases poluentes, de forma a respeitar a legislação em vigor.

Dado que o sistema de escape atinge a sua temperatura normal de funcionamento apenas ao fim de pelo menos 5 km, os pequenos trajectos são propícios à corrosão prematura das panelas de escape. A isto juntam-se os choques térmicos devidos às frequentes situações de paragem e arranque do motor.

Elemento verificado na inspecção técnica, a panela de escape é um dos principais motivos de nova inspecção. Não deixe de a mandar verificar regularmente na sua rede de concessionários e agentes Renault.

Em média, o sistema de escape deve ser substituído todos os 80 000 km.


Ar Condicionado


O ar condicionado não é apenas um elemento de conforto (distribuição de ar quente ou frio). Participa também na segurança passiva e no bem-estar dos ocupantes do veículo.

No Inverno, o ar condicionado assegura uma melhor eficácia do desembaciamento e um degelo mais rápido.


Por que razão é necessária a manutenção do ar condicionado?

Trata-se de um órgão mecânico que necessita de uma manutenção semelhante à do motor.

A limpeza do sistema de ar condicionado permite eliminar as bactérias responsáveis pelos cheiros desagradáveis no habitáculo e pelas irritações das vias respiratórias. A sua manutenção proporcionar-lhe-á um habitáculo, mais são e menos carregado de micróbios