Diagnóstico Electrónico: a eletrónica a bordo do seu veículo.

Segurança

Actualmente, a electrónica está presente em múltiplos órgãos integrados no seu veículo, nomeadamente nos órgãos responsáveis pela segurança (ESP, sistema de controlo de estabilidade dinâmica, travagem ABS, airbags...).

Ferramentas com tecnologia de ponta

Para que a electrónica contribua para a optimização da sua segurança a bordo do veículo, é necessário que o funcionamento destes órgãos seja controlado e submetido regularmente a operações de manutenção.
Na sua rede de concessionários e agentes Renault, o técnico qualificado utiliza ferramenta específica, sofisticada, que permite verificar e/ou intervir com precisão em cada um destes órgãos.
O aparelho de diagnóstico CLIP, por exemplo, permite-lhe verificar fiabilidade dos calculadores presentes no automóvel, como sejam o calculador de injecção a gasolina ou diesel, de ignição, da travagem ABS, do ar condiconado, dos airbags, da suspensão e dos cintos de segurança com pré-tensores.Em caso de incidente, o seu conselheiro técnico comunica directamente com os serviços de engenharia Renault para encontrar as melhores soluções técnicas, de forma a imobilizar o seu veículo durante o menor período de tempo possível.
Travagem

Travagem

O aumento da distância de travagem, o alongamento do curso do pedal de travão, os ruídos de fricção e as vibrações e o desvio da direcção do veículo ao travar são os principais sintomas de desgaste do sistema de travagem.

Os órgãos do sistema de travagem devem ser verificados regularmente.

Os discos e as pastilhas de travões são peças fundamentais do sistema de travagem. O desgaste excessivo dos discos aumenta a distância necessária para parar em caso de travagem. Por conseguinte, por razões de segurança e conforto de condução, mande verificar os discos do seu automóvel.

Além disso, a não-substituição atempada das pastilhas de travões provoca o desgaste prematuro dos discos.
Amortecedores

Amortecedores

Os amortecedores são fundamentais para a sua segurança.

Alguns sinais ajudá-lo-ão a detectar um desgaste destes órgãos:

Estabilidade em estrada irregular e perda de aderência em curva sobre piso molhado, distâncias de travagem mais longas, instabilidade da iluminação em condução nocturna, aparecimento de fugas, desgaste anormal dos pneus, degradação do conforto em geral, sensibilidade do veículo ao vento lateral, sensação de oscilação da carroçaria e consumo excessivo de combustível.

Uma perfeita estabilidade em estrada, qualquer que seja o estado do piso.

Amortecedores defeituosos podem tornar o seu veículo incontrolável, com uma sensação de sobrecarga. Conheça o estado dos amortecedores do seu automóvel para preservar o seu conforto de condução e a sua segurança.
Travagem

Correias

Correias de distribuição e de acessórios: elementos fundamentais para a segurança e bom funcionamento do seu automóvel:

Estes órgãos devem ser alvo de uma atenção muito especial e regular para garantir a saúde do motor do seu veículo.

A correia de acessórios permite accionar o alternador, a bomba da direcção assistida e o compressor do ar condicionado. Por isso o seu veículo poderá ficar imobilizado quando esta correia se parte.

A correia de distribuição transmite o movimento de rotação da cambota à(s) árvore(s) de cames. O envelhecimento desta correia pode ditar o desincronismo entre os dois órgãos, que a ocorrer, resulta imediatamente em grandes danos no motor.