Arranque

ImprimirEnviar a um Amigo

Bateria


Para que serve a bateria?

Indispensável ao arranque do motor, a bateria é também fonte de energia para todos os componentes eléctricos (luzes, auto-rádio, alarme...) e electrónicos.

Os choques térmicos associados às variações da temperatura exterior estão, muitas vezes, na origem de falhas técnicas. Uma verificação regular antes do Inverno e do Verão proporcionar-lhe-á arranques sem surpresas, sejam quais forem as condições climatéricas, a preservação do motor e do catalisador, evitando as avarias imobilizantes.

As baterias Renault beneficiam de uma garantia de dois anos e a longevidade média de uma bateria é de quatro anos. A sua substituição deve ser feita por um profissional.

Assim, antecipe-se: mande verificar a bateria do seu automóvel na sua rede de concessionários e agentes Renault (esta verificação está incluída nas operações de revisão de manutenção para os veículos comercializados a partir de Março de 1999).



Velas

Orgãos indispensáveis ao arranque

Velas de ignição ou de pré-aquecimento gastas provocam:

    » emissão elevada de gases poluentes;

    » consumo de combustível excessivo;

    » arranques difíceis com tempo frio;

    » ruídos do motor;

    » um envelhecimento prematuro do motor;

    » dificuldade no arranque do motor.


Aconselhe-se junto do seu concessionário ou agente Renault sobre a substituição das velas do seu veículo.

Além disso, recomendamos que mande verificar o estado das velas em cada operação de revisão e que as mande substituir, pelo menos, quando essa operação está prevista no livro de manutenção. De preferência, substitua as quatro velas simultaneamente, para evitar um desgaste desigual das velas do seu automóvel.